UCDigitalis >
IMPACTVM >
Ciências Sociais >
Revista Portuguesa de Pedagogia >
Revista Portuguesa de Pedagogia 46-2 - 2012 >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316.2/28258

Title: A dimensão emocional da docência: contributo para a formação de professores
Other Titles: Tituloalternativo:The emotional dimension of teaching: contribution to teacher training
Tituloalternativo:La dimension émotionnelle de L’enseignement: un apport à la formation des enseignants
Authors: Freire, Isabel
Bahia, Sara
Estrela, Maria Teresa
Amaral, Anabela
Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)
Keywords: Emotions
Littératie émotionnelle
Relation pédagogique
Formation des enseignants
Issue Date: 2012
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
location : Local:Coimbra
Abstract: Res:À partir des cadres conceptuels explicités dans le texte, cet article présente l’ensemble du projet “ La dimension émotionnelle de la profession enseignante et la formation de professeurs”. Ce projet visa à saisir les dimensions pédagogiques des sentiments et émotions de deux groupes d’enseignants. Quelques besoins et attentes de formation ayant été inférés, on a élaboré un schéma de rechercheformation pour promouvoir le développement de leur littératie émotionnelle. Nous avons constaté, au cours du processus, des changements de capacité de discrimination émotionnelle, de quelques croyances et des niveaux de reflexivité. Partindo de quadros teóricos que são explicitados no texto, este artigo apresenta o conjunto do projeto de investigação “A Dimensão Emocional da Docência e Formação de Professores”. Este projeto pretendeu captar as dimensões pedagógicas dos sentimentos e emoções de dois grupos de professores. Inferidas algumas necessidades e aspirações de formação, concebeu-se um esquema de investigação-formação que visou o desenvolvimento da literacia emocional dos professores. Ao longo do processo verificaram-se mudanças na capacidade de discriminação emocional, nas crenças e nos níveis de reflexividade dos professores participantes.
URI: URI:http://hdl.handle.net/10316.2/28258
ISSN: ISSN:1647-8614
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia 46-2 - 2012

Files in This Item:

File Description SizeFormat
08_A Dimensão Emocional da Docência Contributo....pdf2.pngGenerated Thumbnail226.76 kBimage/pngView/Open
08_A Dimensão Emocional da Docência Contributo....preview.pdfGenerated Preview1.37 MBAdobe PDFView/Open
08_A Dimensão Emocional da Docência Contributo....pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.